Casas antigas de Gramado em 3D - Museu Digital Ille Vert Design



 
 >


Introdução

Gramado Nostalgia Museu Digital é um projeto de iniciativa da Ille Vert – Consultoria, Literatura e Design, que resultou de um conjunto de projetos e ilustrações, e pesquisa de testemunhos históricos, geolocalizados em Gramado, RS, cujos feitos são contados através da arquitetura de época destes personagens.


Apresentação

Gramado Nostalgia Museu Digital por tratar-se de um projeto de natureza digital, é elaborado em elementos gráficos de 3D, com intervenções alegóricas de paisagismo, em estilo “!Fantasia” e “Vintage”, por tratar-se de edificações predominantemente da primeira metade do Século XX, com elementos étnicos


O projeto será apresentado em um website, provisoriamente hospedado no Blogger, sob endereço: www.gramadonostalgia.com.br, onde estão disponíveis alguns dos 56 modelos já prontos, mas no site finalizado, cada casa terá uma página própria, e nela estarão, a história da família ou de algum personagem que nela habitou, bem como de particularidades arquitetônicas do estilo, materiais utilizados, etc. Também constarão desenhos tridimensionais em traço, para serem impressos e reproduzidos por artistas, estudantes, e amantes do desenho.


Projeto total

A projeção é de cerca de duzentas edificações, ou mais, à medida em que recebermos novas informações sobre casas antigas ou pitorescas de Gramado. Além disso, também estarão contidos vídeos e testemunhos de familiares, ou dos próprios moradores destas casas. Estes vídeos serão enviados por pessoas relacionadas à história de Gramado, as casas, ou seus moradores.

Também haverá seção de imagens originais, fotografias, com permissão, ilustrações, imagens de acervos familiares, tudo telacionado às casas.


Iniciativa

Gramado Nostalgia Museu Digital é um projeto de iniciativa da Ille Vert – Consultoria, Literatura e Design, não tendo nenhuma participação política ou do poder público até o momento de sua elaboração, e em especial, sobre motivação política, jamais haverá. Sua linha editorial é de inteira responsabilidade de Ille Vert – Consultoria, Literatura e Design, CNPJ 18.179.921/0001-29, e todas as imagens pertencem à empresa, sendo que as imagens autorizadas, o serão mediante autorização expressa e assinadas digitalmente, ou por meio físico, com firma reconhecida em cartório, não tendo a editora nenhuma responsabilidade sobre tais publicações, e poderá retirá-las, sem aviso prévio, a qualquer momento, segundo a necessidade de tal.

Modelo sugestivo





Apoio e Patrocínios


Cada página poderá ser patrocinada por uma, ou mais empresas, não concorrentes entre si, e apoiada por Profissionais Liberais, bem como Pessoa Física (particulares), todos sendo mencionados com Logomarca, contato, e se desejarem, endereço.


Patrocínios Especiais

O site poderá receber patrocínios especiais, sendo que os patrocinadores poderão participar do site, como um todo, ou de cada página, sendo que o patrocinador terá direito a um Banner de rodapé, com conteúdo de sua responsabilidade.


Permanência

Os patrocínios e apoios são definitivos e permanecerão nas páginas ou no site, de acordo com o caso, durante o tempo em que durar o site.

Não há limite para o número de páginas e edificações ilustradas.


Apenas Gramado

Este projeto destina-se exclusivamente à Gramado. Para outros municípios, poderão ser desenvolvidos novos projetos, mas sem relação com este.


Gramado Fantasia

Considerando a imagem bucólica e paradisíaca que tem os turistas de Gramado, assim como seus saudosistas, serão acrescentadas imagens que remetem à estas fantasias, como o modelo abaixo.


Autorização de uso comercial

Os elementos do projeto poderão ser licenciados para uso comercial ou institucional em diversos formatos, em acordo com a Ille Vert – Consultoria, Literatura e Design.

Foi requerido o devido registro de Marca Mista no INPI, para uma série de eventos e aplicações comerciais da marca Gramado Nostalgia Museu Digital . Cada caso deve ser analisado reservadamente, e a presença em Patrocínio ou Apoio não assegura tal uso, senão aquele destacado na proposta, que é de uso institucional, impressão para uso comercial em marketing, ou didático (impressão para doação à instituições de ensino ou outras, de interesse público.


Retorno Institucional

Gramado Nostalgia Museu Digital não é uma atividade comercial no sentido mercadológico, e sim um acervo digital da história arquitetônica e humanística de Gramado. Deste modo, não pode ser considerado retorno com vendas ou afirmação de marca, mas apenas no sentido de apoio cultural a um trabalho pioneiro e necessário á preservação da história dos personagens que construíram mais que uma cidade, mas um núcleo de famílias, que deu sequência aos sonhos de seus antepassados.

Ao convidá-los a participar deste projeto, o faço com a certeza de que tenham compreendido esta importância, pois a sua própria história está sendo já contada nas linhas dinâmicas das casas que serão mostradas.


Remanescentes

Gramado tem muitos filhos, e nem todos nascidos neste lugar, assim como nem todos morando nele. Este é o meu caso, pessoal, eu, Paulo Cardoso (Pacard), tenho raízes em Gramado, porquanto meu tataravô, Tristão de Oliveira, e sua prole, recebem a honra histórica de Fundadores. Assim, minha Avó materna, minha mãe, também nasceram neste lugar. Já eu, nasci fora, mas com um ano de idade, fui levado à terra de minha gente, sendo que nela, Gramado, nasceram dois, de meus três filhos, e hoje, embora vivendo distante, meu coração abraçou-se nos cipós das árvores onde brinquei à sua sombra, e onde meus pés pisaram no corre-corre das brincadeiras festivas dos ditosos anos de minha infãncia. Nesta terra plantei amigos e colhi carinho. Plantei flores e colhi frutos. Nesta terra amei e continuo amado. Sendo assim, dei o primeiro passo, e semeei novamente um canteiro, este digital, onde estas amizades e lembranças poderão se reencontrar novamente.

Participe e convide seus amigos a fazê-lo.

Nasce aqui uma nova rede social exclusiva: Gramado Nostalgia !


Paulo Cardoso (Pacard)

Designer - Escritor























































































































































































































































































































































Clique na imagem acima para conhecer a história do Cine Embaixador



























































 















































































Comentários